OBRAS
AGROINDUSTRIAIS

COMO FUNCIONA?

Buscamos o aperfeiçoamento constante para execução de fundações para silos, moegas, base para tombadores, base para elevadores, fundações de maquinários para pré-limpeza e até mesmo a obra do seu escritório, utilizando ferramentas avançadas no controle de qualidade e adaptação de cada projeto. Associado à frequente pesquisa de campo, todo trabalho desenvolvido permite apresentar produtos confiáveis e tecnologicamente inovadores.

A Base de Silo é uma benfeitoria agrícola de forma arredondada utilizada para armazenamento de grãos, geralmente depositados em seu interior ao ar livre. A Base de Silos destinada ao armazenamento de grãos é conhecida como silos graneleiros, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração.

BASE
DE SILO

MOEGA

As moegas são estruturas empregadas para recepção de produto a granel. Em um projeto de unidades armazenadoras a capacidade estática e o número de moegas são definidos em função dos seguintes parâmetros: tipos de produtos que serão recebidos e se será ao mesmo tempo; expectativa horária de recebimento; horário de funcionamento do setor de recepção; expectativa da extensão máxima de caminhões na fila e tempo de retenção, o que será definido de acordo com o fluxo horário do setor de secagem. Um cuidado a ser observado no projeto de moegas é que todas as faces internas devem possuir ângulo de inclinação superior a 40°graus. Desse modo, mesmo a massa de grãos apresentando altos teores de água e impurezas não ficará retida em razão do maior ângulo de repouso que ocorre para essa situação.

A base tombador, serve para receber a plataforma de descarga, conhecido com tombador para realizar a descarga com uma maior agilidade e segurança, este equipamento pode ser utilizado para a descarga de caminhões toco, truck, carretas, bitrens e rodotrens, conforme a necessidade do cliente. Este equipamento além de acelerar o processo de escarga, reduz consideravelmente as filas na entrada das centrais de recebimento.

BASE DO TOMBADOR

ELEVADOR DE GRÃOS

Elevador de grãos é uma torre contendo um elevador de caçamba, que recolhe, se eleva, e então usa a gravidade para armazenar o grão em um silo ou outra forma de depósito.

As pré-limpezas ou peneiras são efetivamente o primeiro equipamento de beneficiamento do grão quando estes adentram as unidades de beneficiamento e armazenamento de grãos. São responsáveis por padronizar o grão quanto as suas impurezas, ou melhor, retirar as impurezas provenientes da colheita mantendo o padrão exigido pelo mercado que rege o setor.
Máquinas de pré-limpeza e limpeza são equipamentos de fundamental importância em unidades armazenadoras de grãos, pois além de aumentar a qualidade dos grãos armazenados, diminuem o consumo de energia nos secadores. As peneiras internas aos equipamentos podem ser trocadas conforme o tipo de grão, por exemplo, soja, milho ou arroz, que o produtor rural está colhendo naquele momento.
A execução das obras civis destas estruturas é bem específica para cada empresa fornecedora dos equipamentos, quanto as suas dimensões, mas a estrutura visual é bem parecida para a maiorias das marcas disponíveis.

PRÉ-LIMPEZA

CASA DE MÁQUINAS

A casa de máquinas compreende basicamente, a pré-limpeza, secador, fornalha e poços dos elevadores, por exemplo. Os galpões também cobrem, normalmente, a moega, expedição e balança, dependendo da disposição dos projetos e necessidades do produtor rural ou silo comercial.

Após todo o beneficiamento do grão (limpeza e “secagem”), o grão precisa ser mantido nos padrões já alcançados pela sua passagem no fluxo dentro dos equipamentos, portanto o galpão protege estes grãos contra os efeitos das intempéries, assim como protege os operadores da unidade e também a lenha da fornalha, por exemplo.
Devido à deficiência em qualidade e quantidade nas estruturas de armazenamento no Brasil, cresce cada vez mais a busca pela execução de silos com maior rapidez e facilidade construtiva, convergindo para soluções com concreto e estruturas metálicas, chegando-se aos silos horizontais, com fundo plano, semi-V ou fundo V. Assim, um armazém graneleiro consiste em estocagem de grãos, tendo paredes, piso de concreto e pilares de concreto e aeração.

ARMAZEM GRANELEIRO

SILOS DE CONCRETO

  • Menor espaço ocupado devido à posição vertical;
  • Paredes espessas, que evitam a transmissão de calor para a massa de grãos;
  • Melhor conservação dos grãos por maior tempo de armazenagem
  • Melhor qualidade na aeração

O galpão de estrutura metálica, por exemplo, proporciona um excelente aproveitamento da superfície. Isto porque ele dispensa os tradicionais pilares de sustentação, eliminando obstáculos e perdas de superfície. Ele pode servir como oficina, garagem, depósito de grãos, maquinário agrícola, local de apoio em grandes construções, etc. É possível até mesmo realizar feiras e eventos neste local, evitando que a organização fique à mercê do tempo.

Como é cada vez mais comum que a estrutura metálica pré-montada venha de fábrica, o processo de erguer o galpão fica muito mais rápido. É necessário apenas unir as partes por meio de pontos de solda ou parafusos, sem geração de entulho ou lixo. Você pode, ainda, construir um galpão de outro material, como a alvenaria, e usar a apenas a estrutura metálica para telhado.

Além disso, o galpão em estrutura metálica é muito flexível: caso a sua necessidade mude, ele pode ser adaptado para supri-la.

ESTRUTURAS METÁLICAS

BARRACÕES PRÉ-MOLDADOS

É comum a utilização de estruturas pré-moldadas em obras de grande porte como pontes, edifícios, galpões e viadutos. Porém, o material também vem ganhando espaço em obras menores, como casas ou edifícios pequenos devido aos inúmeros benefícios que o pré-moldado proporciona.

O pré-moldado é um material construído por meio da colocação de concreto em um molde. Ainda nesse molde, o concreto é levado para ser curado em uma área controlada de modo a garantir a qualidade e resistência da peça.

Quando ele sai do molde é então levado para a área da construção para ser utilizado.

Toda a inspeção deste material quanto à durabilidade, resistência e qualidade é feita por órgãos especializados atendendo as normas vigentes (ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento, e a ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento).

CONHEÇA MAIS SOBRE ESTES SERVIÇOS

Baixe o nosso material de apresentação e entenda o que oferecemos